TEMA DO ENED 2010 PDF Imprimir E-mail
Escrito por ened2010
Qua, 25 de Novembro de 2009 01:37

No fim de semana de 20, 21 e 22 de novembro, ocorreu o CONERED, Conselho de Centros Acadêmicos, na cidade de Recife, onde foi escolhido e debatido o tema do ENED.

Ficou o seguinte:

"O Direito entre a Razão e a Sensibilidade"

O tema já traduz bastante o que vai ser discutido no espaço. Vamos pensar no modelo dos cursos de Direito que está colocado de forma majoritária nas Faculdades e Universidades do país, e em como isso implica na ausência de discussões sobre a atuação do jurista perante as situações práticas e as diversas realidades que lidamos no dia-a-dia.
Viemos também com uma proposta inovadora, de mIsTuRaR aRtE e DiReItO em vários sentidos dentro da programação do ENED. Isso também está refletido nos temas dos painéis, que ganharam um caráter descontraído, além de temas de oficinas bastante criativos e quem sabe até uma noite de Cabaré Macunaíma, criação do Professor de Direito Luís Alberto Warat, com a presença do qual estamos na expectativa!

Eis que os Temas das palestras serão os seguintes:

1. Através do espelho: me reconhecendo na dignidade do outro
onde serão discutidos questões jurídico-sociais sobre Crianças e Adolescentes, relações homoafetivas e etnias.

2. Abrindo a Caixa de Pandora: a realidade seletiva do Sistema Criminal
aqui trataremos de política criminal e criminologia crítica, a realidade prisional e o seu impacto no cidadão encarcerado e discussão sobre propostas alternativas e sistemas diferenciados que estão dando certo em alguns lugares do Brasil.

3. Saindo da caverna: pela sensibilização e reforma da Educação Jurídica
pensaremos sobre o impacto dos modelos de avaliação nacional (a exemplo do ENADE, exame da ordem, provas de concursos e outros) na formulação dos cursos de Direito, além de tratar sobre modelos alternativos de resolução de conflitos (como mediação, arbitragem e negociação) e a abordagem disso ainda na graduação e a importância da interdisciplinaridade no desenvolvimento das habilidades do jurista.

Esperamos contar com a presença de grande nomes nacionais e internacionais!
Sugiram, opinem, participem, divulguem!
:)

Como???

www.twitter.com/ened2010

E a novidade agora é o CHAT do MSN, iniciativa da galera da Comunidade do Orkut. Adicione o seguinte e-mail e divirta-se com tod@s que estão ansiosos pela chegada do ENED:

Última atualização em Qua, 02 de Dezembro de 2009 11:42