Programação do ENED PDF Imprimir E-mail
Escrito por João Gabriel Lopes
Qua, 24 de Março de 2010 03:50

Jacques AlfonsinAndré GommaJosé Humberto de Góes Junior

Veja o cronograma completo (sujeito a modificações) do XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Direito:

SEXTA (09.07)

Dia inteiro - CONERED Fiscalização (Conselho de Centros Acadêmicos)

SÁBADO (10.07)

Manhã - Curso de Coordenadores de GTS

Tarde - Curso de Coordenadores de GTS

Noite - Curso de Coordenadores de GTS

DOMINGO (11.07)

Manhã - Credenciamento.

Tarde - Credenciamento.

Noite - Abertura Cultural.

SEGUNDA (12.07)

Manhã - Conferência de abertura. Neste evento, os conferencistas darão as boas-vindas aos estudantes e exporão algumas ideias iniciais sobre o tema, que definirão linhas gerais das questões que serão abordadas nos paineis. Há um sentido para a sensibilidade no horizonte do jurídico? É possível a sua comunicação com a racionalidade do direito?

Boas-vindas oficiais: Representante da Comissão Gestora da FENED, Representante do CADir-UnB, José Geraldo de Sousa Junior (reitor da UnB), Ana Frazão (diretora da Faculdade de Direito da UnB).

Palestrantes confirmados: José Geraldo de Sousa Junior, Deisy Ventura.

Tarde - Oficinas. Clique aqui para ver as oficinas já programadas.

TERÇA (13.07)

Manhã - Painel I (Saindo da Caverna: pela sensibilização e reforma da educação jurídica) e GT I. Tem-se considerado que um dos grandes entraves à sensibilização no direito no Brasil tem sido o modo como se realiza a educação em direito hoje. Somos culpados? Qual a nossa pena? O que é necessário mudar? Quem tem medo da mudança? E nós, movimento estudantil, como temos contribuído para a discussão?

Palestrantes confirmados: André Gomma de Azevedo, Jacques Távora Alfonsin, Fábio Sá e Silva, Carolina Tokarski.

Tarde - ENAJU - Encontro Nacional de Assessoria Jurídica. Organizado pela Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (RENAJU), o ENAJU, além de buscar uma divulgação dos projetos de assessoria jurídica espalhados por todo o país, também visa introduzir questionamentos motivadores para a assessoria jurídica universitária e a atuação do estudante de direito em comunidade. Sempre com muita alegria, interatividade e tesão.

Noite - Mostra de trabalhos científicos. Este será o primeiro espaço de mosta de trabalhos científicos do ENED 2010. Para ter acesso ao edital, Clique aqui

QUARTA (14.07)

Manhã - Painel II (Abrindo a Caixa de Pandora: a realidade seletiva do sistema criminal) e GT II. Quando se trata de instrumentalização da razão jurídica, um dos campos em que fica evidente o uso do direito contra si mesmo é o sistema criminal-penitenciário. O que se esconde atrás das pretensões punitivas? Onde fica o aplicador do direito nessa querela? Nossa legislação contribui para o refinamento de opressões? Nossas instituições, o que têm feito? E nós, estudantes, refletimos sobre isso?

Palestrantes confirmados: Juarez Cirino dos Santos, Luiz Guilherme Mendes de Paiva, Renato Sócrates, Paloma Santos.

Tarde - Ato público. Brasília - capital federal. Quarta-feira - dia de efervescência política local. O tempo e o espaço perfeitos para o movimento estudantil de direito mostrar sua força, suas bandeiras e suas lutas. Vamos à Esplanada?

QUINTA (15.07)

Manhã - Oficinas e mostra de trabalhos científicos. Segundo espaço para realização de oficinas e exibição de trabalhos científicos.

Tarde - Painel III (Através do Espelho: reconhecendo-me na dignidade do outro). Costuma-se refletir que a sensibilização do direito deve advir de um reconhecimento da realidade. Qual é essa realidade e quem são os sujeitos que a ocupam e formulam? É possível pensar em identidade na diferença? Como fica a questão aos olhos do direito? É possível a alteridade em meio à técnica e à racionalidade?

Palestrante confirmado: José Humberto Góes Junior, Regina Adami, André Freire.

SEXTA (16.07)

Dia livre - Porque ninguém é de ferro, não é? Durma até um pouco mais tarde, acorde olhando para o Lago Paranoá. Depois de conhecer marcos históricos da nossa capital, suas curvas retas e seus pensamentos oblíquos, nada melhor que um belo pôr-do-sol, ao melhor estilo Brasília Life Style. Bem-vindo ao Planalto! E se prepare! Amanhã é dia de plenária final! Queremos todos tranquilos, relaxados, abertos ao diálogo para a constução de nossas pautas.

SÁBADO (17.07)

Manhã - Credenciamento da plenária final.

Tarde e noite - Plenária Final.

Última atualização em Sáb, 26 de Junho de 2010 19:07